Livro revela intimidade de Julio Cort�zar entre o charme e o caos

Livro revela intimidade de Julio Cort�zar entre o charme e o caos

Basta procurar no YouTube e Julio Cortázar reaparece. Em "Cortázar por Ele Mesmo", as entrevistas do grande autor argentino encontram tradução e contexto em lançamento de Cassiano Viana. Cabelo mal-ajambrado, roupa sem maior preocupação, dentes sujos de fumante contumaz, muita fumaça no estúdio europeu, ele se acomoda diante de um entrevistador e começa a falar. Durante uma hora, às vezes mais. Ninguém parece ter pressa naquele tempo. As imagens parecem próximas, mas o mundo que mostram ficou distante. Os entrevistadores conheciam os livros a fundo, como nunca mais teria ocorrido na televisão a partir de então, em programas praticamente sem intervalos. As perguntas podiam ser longas e as respostas, também. Não havia a aparente obrigação de produzir uma frase de efeito para um corte para enviar para o site antes que a atenção do espectador escapasse. É parte desse material que Viana reúne em "Cortázar Sobre Ele Mesmo", volume da editora 7Letras que transcreve entrevistas do escritor às televisões espanhola e argentina. Tudo a Ler Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias Na apresentação, o organizador lembra que a entrevista com escritores, tradição que remonta ao século 19, ganhou outra dimensão com a popularização da TV nos anos 1960. E deixa uma pergunta: por que, em meio à saturação de narrativas sobre a vida alheia, continua existindo o desejo de desvendar a intimidade de quem admiramos? Cortázar, ao contrário de escritores que se recusaram a explicar a própria obra, parecia gostar da conversa. Já era uma celebridade literária quando participou, em 1977, do programa espanhol "A Fondo". Tinha publicado "As Armas Secretas", "Histórias de Cronópios e de Famas" e "O Jogo da Amarelinha". O autorretrato que oferece tem um charme que também pertence à outra época. Cortázar diz não ser um escritor profissional, mas "um aficionado que escreve livros". Não obedece a horários. Às vezes uma ideia o toma e ele passa horas escrevendo, sem comer nem dormir, até que sua mulher lhe diga que precisa dormir um pouco. O caos fazia parte do personagem. Cortázar conta que "Os Reis" lhe ocorreu num ônibus, depois de sentir quase fisicamente a presença do Minotauro; que personagens lhe apareceram no ar durante o intervalo de um concerto em Paris. Compara o início de um conto ao jazz: primeiro vem a improvisação, depois o trabalho. Acredita em astrologia e não descarta que os astros tenham alguma responsabilidade pelo aparecimento simultâneo de tantos grandes escritores latino-americanos ao mesmo tempo. Mas se irrita com a palavra inglesa "boom" para definir o fenômeno. É supersticioso. Recusa-se a escolher seus melhores textos porque essa é "tarefa dos críticos" e porque, brinca, poderia fazer a seleção e morrer em seguida. E gosta de gatos. "Não somos nós que os escolhemos. São eles que nos escolhem, porque têm dignidade." A espontaneidade esconde uma trajetória longa. Cortázar nasceu em 1914, na Bélgica, e estava perto dos 50 anos quando "O Jogo da Amarelinha" foi publicado, em 1963. Era bem mais velho que outros nomes com os quais seria agrupado no boom latino-americano. Teve tempo de escrever um primeiro romance que ninguém leu e que ele próprio dizia já não lembrar muito bem. Não tinha ressentimento de ter renegado um livro inicial e chegar lentamente à obra que o consagraria. "Conheci muitos autores jovens com uma pressa imensa de publicar. Depois, se deram conta de que o fizeram muito rápido." Cortázar não foi indiferente à política. Defendeu o socialismo e se envolveu cada vez mais com as causas latino-americanas. Desconfiava da chamada "literatura comprometida" quando a mensagem se impunha à arte, mas queria que a política chegasse ao leitor incorporada à estrutura do texto. "O Livro de Manuel" foi sua tentativa mais evidente. Inspirado pelas notícias da repressão que recebia da Argentina, teve direitos autorais destinados à defesa de presos políticos. Cortázar já não precisava do engajamento para construir uma carreira. Usou a carreira que tinha para se engajar. É por isso que uma das últimas entrevistas do livro destoa tanto das demais. O autor não está sentado num estúdio falando de Poe, jazz ou gatos. Está de pé num aeroporto argentino, em 1983, de volta depois de anos a um país que havia deixado devido à ditadura. Parece animado. Diz esperar viver muito em seu país, reivindica a palavra esquerda, fala em colaborar para a construção da democracia e promete reunir textos contra a ditadura que os argentinos não haviam podido ler. Julio Cortázar morreu em fevereiro de 1984, um ano depois da redemocratização argentina. Tinha 69 anos.

Original Source

Read the full article at Www1 →

KhanList aggregates and links to publicly available news content. We do not host full articles from third-party sources. Always verify important information with original sources.