A cineasta paraguaia Paz Encina tinha apenas quatro anos quando começou a estudar violão clássico. Ela conta que sua primeira alfabetização se deu no campo da música. "Eu não era como as crianças de hoje, que aprendem as vogais e as escrevem muito rapidamente. As primeiras coisas que li e escrevi foram notas musicais", diz a diretora. Ao longo dos anos, essa formação foi responsável por imprimir uma estética particular à sua filmografia. Desde "Hamaca Paraguaya", de 2006, longa de estreia da diretora premiado na mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, a cineasta tem construído uma cinematografia em que perda, ausência e espera se materializam em narrativas minimalistas, marcadas pela coexistência de tempos e pela forte lida com a memória de seu país. "A música me deu a métrica e também o senso de ritmo. Mas, acima de tudo, o que ela me deu foi a possibilidade de começar a escrever meus roteiros a partir do som", ela afirma. Essa insubmissão aos formatos motiva a homenagem que Encina recebe, nesta terça (22), durante a 20ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, a CineBH. Além de um troféu pela sua trajetória, a cineasta vai ministrar uma masterclass e participar de sessões comentadas de três dos seus filmes —"Hamaca Paraguaya", "Exercícios de Memória", de 2016, e "Carta a um Velho Mestre", de 2024. Para Cleber Eduardo, coordenador curatorial da CineBH, a homenagem a Encina está muito sintonizada com o tipo de cinema latino-americano que a mostra tem privilegiado nos últimos anos. O gesto também aponta para uma coincidência —o primeiro longa da diretora completa 20 anos no ano em que a mostra chega à sua 20ª edição. "Ela é uma cineasta que faz filmes que realmente precisa fazer, o que tem muito a ver com nossa perspectiva de América Latina", ele diz. "Os filmes estão neles [nesses cineastas], e eles estão em busca de uma forma para fazer esses filmes. Não estão apenas atrás de ideias [do que filmar]", afirma, reforçando que essa inventividade acompanha certa recusa ao que já circula nos principais festivais pelo mundo. O primeiro longa de Encina, "Hamaca Paraguaya", rompeu um hiato de quase 30 anos da produção de longas no seu país. Na obra, um casal de fazendeiros espera o retorno do filho, que partiu para a Guerra do Chaco —contra a Bolívia, em 1935. O filme é constituído de longos planos fixos, que observam as dinâmicas de trabalho e descanso do casal quase sempre à distância, em cenas permeadas pela fantasmagoria de diálogos que se referem tanto ao tempo vivido quanto ao tempo sonhado. Encina diz que essa liberdade no trato com a forma também está diretamente relacionada ao contexto em que passou toda a sua infância e adolescência. Para ela, que nasceu em 1971, em meio às mais de três décadas da ditadura do paraguaio Alfredo Stroessner, o campo das imagens e sons tornou-se uma espécie de refúgio diante de um ambiente de repressão e violações dos direitos humanos. "Para mim, a liberdade reside em poder exercer sua própria linguagem, sua própria maneira de ver e ouvir. Porque o cinema tem suas limitações, suas próprias ditaduras e sistemas de controle", diz a cineasta. A estratégia é também o ponto de partida de seu segundo longa-metragem, "Exercícios de Memória". O filme endereça uma discussão à história de seu país natal ao evocar as lembranças dos filhos de Augustín Goiburú, opositor político do regime de Stroessner que desapareceu em 1976. "A memória é algo fundamental porque, para mim, é o que mais se aproxima da esperança", ela afirma. "Acho que construir uma memória coletiva em relação a isso, o que vivemos, o que podemos mudar e o que podemos construir, me dá uma pequena sensação de que algo é possível." Formada em comunicação no seu país de origem e em direção cinematográfica pela Universidad del Cine, em Buenos Aires, Encina diz que encontrou inspiração para manter-se fiel à própria linguagem quando conheceu a filmografia do cineasta japonês Yasujiro Ozu, cujas características de duração das cenas e enquadramento de câmera —por vezes disposta na altura do tatame, por exemplo— fizeram-no ser conhecido como o "poeta da rotina", "Saber que ele conformou sua própria gramática me fez sentir que eu também poderia criar a minha. E minha gramática não tem nada a ver com essa duração das coisas [do cinema hegemônico]", ela diz. "Eu não me reconheço nisso." Crítica à dinâmica do tempo hoje, marcado pela lógica da aceleração e da produtividade, Encina prefere fazer dos seus filmes um ambiente de contemplação. "A espera, a ausência e a perda são três instâncias que, para serem vividas, precisam de tempo", ela explica. "A espera, o luto e a cura levam tempo. E o que eu quero não é apenas viver esse tempo, mas também doá-lo." A 20ª CineBH será realizada desta terça (22) até 27 de setembro na capital mineira, e exibe 102 filmes distribuídos em sessões competitivas, temáticas e históricas. A programação é gratuita e ocorre em paralelo ao 17º Brasil CineMundi - Encontro Internacional de Coprodução, voltado ao mercado audiovisual. Neste ano, a mostra ainda homenageia a escritora Conceição Evaristo, que faz sua estreia como atriz em "Se Eu Fosse Vivo... Vivia", longa de abertura do evento. O filme dirigido por André Novais Oliveira venceu, neste sábado (19), o Candango de melhor longa-metragem do Festival de Brasília.
Liberdade � poder exercer sua pr�pria linguagem, diz a cineasta Paz Encina
Full Article
Original Source
Read the full article at Www1 →KhanList aggregates and links to publicly available news content. We do not host full articles from third-party sources. Always verify important information with original sources.