Foz do Amazonas p�e Brasil no foco, mas petroleiras reclamam de incertezas

Foz do Amazonas p�e Brasil no foco, mas petroleiras reclamam de incertezas

Rio de Janeiro A confirmação da existência de petróleo na bacia da Foz do Amazonas e a distância de conflitos geopolíticos põem o Brasil em lugar de destaque no portfólio de petroleiras globais. Mas incertezas regulatórias e ambientais são vistas como entraves. Essa foi a tônica do maior evento brasileiro do setor de petróleo, que neste ano reuniu 83 mil visitantes, com representantes de 77 países e grande presença de CEOs e vice-presidentes de grandes petroleiras globais. Foi a maior e mais internacional edição já realizada em mais de 40 anos. Mapa sinaliza o local da descoberta da Petrobras em águas profundas do Amapá - Divulgação Petrobras A portuguesa Galp afirmou que tem fome para mais ativos no Brasil, a americana ExxonMobil disse que quer fazer parte de novo capítulo da indústria do petróleo no país e sua compatriota Chevron comemorou o início da exploração na bacia da Foz do Amazonas. Chevron e Exxon são clientes de um consórcio que começou a realizar nesta semana pesquisa sísmica em blocos da região. É o primeiro passo na busca por petróleo, que define se e onde os poços pioneiros serão perfurados. As duas são as maiores operadoras privadas da bacia. A sísmica será realizada a cerca de 130 quilômetros da descoberta da Petrobras, que ainda está sendo quantificada. A estatal não concluiu o poço, o que espera fazer até o início de outubro. Já passou por um reservatório mais raso que continha petróleo de boa qualidade antes de atingir o objetivo final. A estatal espera encontrar na região reservatórios menores do que os do pré-sal, mas de dimensões semelhantes aos da bacia de Campos, que já chegou a produzir quase 2 milhões de barris de petróleo e gás —o equivalente a um terço da produção brasileira atual. A espessura dos reservatórios é menor, abaixo de 100 metros, enquanto no pré-sal pode chegar a 500 metros. Outra diferença é a profundidade da água: Morpho, o primeiro poço da Petrobras na região, fica em lâmina d'água de quase 3.000 metros, uma das mais profundas do país. Mas há também desafios com a força das correntes locais, que ajudaram a provocar um vazamento que paralisou a perfuração no início do ano. E dúvidas não só sobre o volume de petróleo, mas sobre quanto gás e CO₂ os reservatórios contêm. A boa qualidade do óleo, a distância de regiões de conflito e a estabilidade regulatória e política do Brasil ajudam a explicar o interesse do exterior, segundo executivos presentes na feira. "O Brasil sempre foi visto como um porto seguro", disse à Folha o vice-presidente de Exploração e Produção da Galp, Nuno Bastos. "O país já tem uma tradição de décadas na indústria, tem pessoas extremamente qualificadas, tem um modelo regulatório que funciona há muito tempo e é estável", completou. A Galp é hoje uma das principais produtoras de petróleo no país e tem ativos na margem equatorial, mas na bacia de Barreirinhas. Bastos diz que ainda não há planos de exploração nesses blocos, operados pela Shell, mas a empresa segue olhando para a margem equatorial e pode ampliar sua participação na região. "A Petrobras está fazendo um trabalho absolutamente extraordinário. Aliás, como fez no pré-sal", afirmou. Apesar dos elogios à estabilidade regulatória, o setor vem reclamando este ano da imposição de uma taxa de exportação de petróleo, justificada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a necessidade de levantar recursos para pagar subsídios aos combustíveis após o início da guerra no Irã. "Vimos recentemente discussões sobre reforma tributária e o imposto de exportação. Essas coisas impactam nossa capacidade de prever o futuro e até o passado", afirmou a CEO da Chevron no Brasil, Patrícia Pradal, em um painel que falava sobre riscos acima da superfície. No mesmo debate, o licenciamento ambiental foi citado como outro gargalo. O bloco onde a Petrobras fez a primeira descoberta na bacia da Foz do Amazonas foi licitado em 2013 e a licença para o primeiro poço só foi dada em 2025. O primeiro operador da área, a britânica BP, desistiu de esperar e repassou o projeto à Petrobras. A francesa Total teve experiência semelhante e devolveu à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) concessões que tinha na área. "Pegar um bloco e ter que esperar dois, três, quatro anos, e não ter nem sequer certeza de que você vai conseguir a licença mesmo se trabalhar corretamente, isso não é compatível com o negócio de exploração", afirmou o diretor de Exploração e Produção da TotalEnergies no Brasil, Olivier Bahabanian. Executivos presentes na feira dizem que a instabilidade geopolítica em outras regiões pode aumentar a atratividade do país, que hoje já surge como fornecedor alternativo de petróleo para mercados na Europa e na Ásia. A distância dos principais pontos de conflito pode ajudar a atrair mais investimento. Por outro lado, há hoje grande disputa com outras fronteiras exploratórias tanto na América do Sul quanto na África, que ampliaram a oferta de blocos exploratórios. "O Brasil tem muitas oportunidades, mas tem que ficar atento em como calibrar, senão pode perder investimentos", afirmou no mesmo painel a vice-CFO da hispano-chinesa Repsol Sinopec.

Original Source

Read the full article at C-level →

KhanList aggregates and links to publicly available news content. We do not host full articles from third-party sources. Always verify important information with original sources.