Filme 'Digger' � atual e cheio de boas inten��es, mas � confuso e fraco

Filme 'Digger' � atual e cheio de boas inten��es, mas � confuso e fraco

Não faltam motivos para ir assistir a "Digger": há um tema de atualidade —o possível colapso ambiental—, um poderoso empresário do setor de petróleo —Digger—, um sistema de plataformas de exploração que se rompe na Groenlândia, um presidente dos Estados Unidos que, no mais, se assemelha muito em termos ideológicos e religiosos a Donald Trump. Há ainda Tom Cruise no papel principal e, por fim, mas não por último, a iminência de um desastre ambiental apocalíptico. Porém, um problema se anuncia —o tom de sátira política acrescida do tom farsesco aplicado por Alejandro Iñarritu a este filme mostra-se inconveniente por inúmeras razões. A primeira delas é que não existe grande vantagem em usar um ator como Tom Cruise num papel, o de Digger, justamente, em que está tão irreconhecível que mesmo os méritos do departamento de maquiagem se tornam secundários. A segunda é que a farsa é monotonamente frenética —do início ao fim segue na mesma toada. Talvez com isso pretenda evidenciar os problemas representados pela extração de petróleo, ou que as reações do presidente dos EUA no filme (John Goodman) referem-se ao tipo de lambança de Donald Trump na condução do país real. A decifração do que está sendo visto, dito e, sobretudo, gritado pelos atores —alguns com atuações irreconhecíveis, como Sandra Hüller— é óbvia. Da mesma forma, a relação entre políticos, empresários poderosos, militares, religiosos etc., idem. A mão pesada com que esses aspectos são abordados permitem ao espectador notar tanto o que pode haver de verdadeiro na abordagem do filme como o que existe de artificial na própria construção do filme. Acrescenta-se aqui algo inédito —o desastre ambiental referido começa na Groenlândia. Como se sabe, trata-se de um território que o presidente Trump almeja intensamente —e fez progressos recentes no sentido de dominar militarmente a região. E é justamente ali que se encontra a plataforma de petróleo de Digger. Ninguém duvidará, assim, que as belas tentativas de evitar um desastre político na Groenlândia desembocam num desastre ambiental gigante nas costas europeias e, ao mesmo tempo, em um grave problema geopolítico. A decorrência disso é talvez o aspecto mais interessante do filme, pois os personagens tanto de políticos como de poderosos dos EUA demonstram um indisfarçável desprezo por seus aliados europeus. Infelizmente, é um momento efêmero. "Digger" permite ainda pensar em outro filme de caráter cômico que também lidou com uma grande catástrofe —nuclear, no caso—, o tão suave quanto eficaz "Dr. Fantástico", de Stanley Kubrick. Também ali existe a sátira aos militares com maluquices militaristas, a crença nas virtudes superiores dos anglo-saxões —os dos EUA em especial— etc. Mas não existem ali as acusações mais ou menos claras de racismo, que em "Digger" são escancaradas pelo confronto de um general com o cientista de origem indiana (Riz Ahmed) escancara. É um dos poucos momentos em que o humor ferino adotado por Iñarritu se mostra também eficaz. O aspecto político do filme, bem incisivo, é quase sempre esterilizado pelo tom histérico impresso pela direção, e também é atingido pela ideia de que, aqui, estamos todos no mundo do entretenimento —tudo não passa de um espetáculo. Essa ideia é introduzida meio a fórceps no conjunto e deixa a impressão de que o estúdio —ou os roteiristas, tanto faz— simplesmente evitam culpar pesadamente donos de petroleiras ou presidentes pelos desastres ambientais, quando todo o sentido do filme consistiria justamente em denunciar essa responsabilidade. Com isso, segundo "Digger", todos, os poderosos, o público e até realizadores do filme são um tanto cúmplices do futuro tenebroso que nos é reservado pela natureza. Trata-se de um contrassenso, quando se pensa que uma das sequências do filme coloca os americanos todos —Digger, o presidente e assessores— em batalha épica contra a natureza em nome da fé em Deus —essas coisas. Até podemos vestir a carapuça —talvez todos, ou quase todos, somos responsáveis pelo desastre ambiental que está acontecendo. Talvez presidentes e grandes capitalistas sejam mais culpados, tudo bem. Mas, quando introduz o público do filme na questão, "Digger" acentua o caráter contraditório da trama —sim, temos nossa culpa, mas isso não nos impede de, por vezes, ir ao cinema ou ao teatro pela simples necessidade de entretenimento. Uma coisa e outra não se conectam tanto quanto o filme parece supor. Ao mesmo tempo em que executa uma penosa pirueta para juntar desastres ambientais com o mundo do espetáculo, e dividir a culpa pelo futuro distópico entre poderosos e simples vítimas, o filme parece também querer amenizar a violência com que aborda a questão ambiental, que é afinal de contas o seu assunto. Em outras palavras, acaba por distanciar a plateia do ponto central da trama sem lhe oferecer nada plausível em troca. Se é trepidante pelo tom farsesco, o que inclui a interpretação hiperbólica dos atores, "Digger" acrescenta a esse problema a estridência sonora e a monotonia cromática. O que resta é um filme atual pelo tema, cheio de boas intenções, porém confuso e fraco.

Original Source

Read the full article at Www1 →

KhanList aggregates and links to publicly available news content. We do not host full articles from third-party sources. Always verify important information with original sources.