No começo da década de 1970, cineastas vinculados ao Partido Comunista Italiano fizeram uma viagem pela União Soviética. Não para unicamente conhecer a maior nação do planeta, mas para registrar a rotina da população daquelas bandas, ainda relativamente pouco conhecidas no mundo capitalista. Mas o material filmado, no fim das contas, acabou engavetado —e permaneceu desconhecido por décadas. As imagens foram parar nas mãos do bielorrusso-ucraniano Sergei Loznitsa, que as editou no documentário "Imperium", em destaque na Mostra de São Paulo. Durante a pré-produção do longa, à medida que o diretor via cada trecho do material bruto, mais ficava absorto. "Posso dizer que tudo me surpreendeu", diz o cineasta, que conheceu as derradeiras décadas da União Soviética. "Quando eles filmaram, eu tinha uns sete anos. Lembro-me bem da Kiev da época e um pouco de partes do interior do país, mas eram muito diferente das imagens. Muitas coisas que aconteciam em outras partes soviéticas chegavam até nós pela mídia oficial. Eles não nos mostravam muitos aspectos daquela realidade." De notável valor antropológico, as imagens de "Imperium" reúnem cenas corriqueiras, de pessoas caminhando pelas ruas de grandes metrópoles, mas também cerimônias de agregamento social e religiosas, nos lugares mais recônditos daquele país continental. "Ao chegarem à União Soviética, os cineastas perceberam que aquela ideia de um grande futuro socialista se dissipava diante da realidade que viam. Alguns decidiram não participar mais do projeto, enquanto outros seguiram em frente e realizaram as filmagens. Foram três expedições, abrangendo cerca de 60 locais por todo o país. Tratava-se de uma longa investigação", conta o diretor. Do material bruto, apenas 5% eram filmes sonoros. Ainda que Loznitsa esteja habituado a dar atenção especial à edição de som de seus documentários, desta vez se viu diante de um trabalho ainda mais extenuante. Foi necessário fazer muita leitura labial, regravar músicas e, no caso de liturgias e de celebrações culturais, descobrir o texto que era declamado para reproduzi-lo com alguma veracidade na dublagem. Auxiliado pelo designer de som Vladimir Golovnitski, com quem trabalha há mais de duas décadas, o cineasta precisou mobilizar 75 pessoas para atuarem dublando e gravando diálogos. "Foi muito difícil, antes de tudo, encontrar vozes para dublar pessoas de lugares como Uzbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão e também o Daguestão. E no caso da Iacútia [região no extremo norte da Rússia], precisamos convidar uma pessoa de Budapeste que conhece algo do idioma para dizer algumas palavras em iacuto." Muitas das imagens, sobretudo as rurais, parecem exóticas, com rituais de marcada opulência visual. Grande parte das cenas urbanas, porém, mostra um dia a dia relativamente parecido com o de qualquer cidade capitalista da época. O que faz sentido: Loznitsa é taxativo ao dizer que nunca houve socialismo em seu país natal. "O que havia na União Soviética era capitalismo de Estado, com elementos de uma sociedade eslava. Acho que, quando estrangeiros chegavam ao país, percebiam que estavam, de certa forma, em um campo de concentração", diz, referindo-se à constante vigilância estatal sobre tudo e todos. O cineasta acredita que, em muitas das cenas que buscam transmitir uma impressão de normalidade, havia no fundo um enorme pavor generalizado. "Veja as pessoas no mercado em Baku [no Azerbaijão]: estão tensas, parecem sobrecarregadas de problemas. Elas sentem medo. E dá para perceber isso também nas pessoas na enorme loja de departamentos, em Moscou." Loznitsa crê que a sensação dos cineastas italianos no país não deve ter sido tão diferente. "Eles eram vigiados o tempo todo. Havia sempre dois agentes acompanhando o grupo, que não diziam explicitamente ‘somos da KGB’, mas todo mundo entendia, embora eles dissessem ser assistentes no projeto. Eles tinham que jogar esse jogo com aqueles dois sujeitos." "Imperium" é dividido em episódios, em geral demarcados pela região em que foram filmados. Na transição entre um e outro, a tela fica toda vermelha. "O sangue! O sangue!", Loznitsa explica, em seguida dando mais detalhes sobre a estrutura que escolheu. "Começo por Moscou, apresentando imediatamente a ideologia oficial, como uma tese. E o restante do filme é uma antítese, passo a passo —é a destruição ou a desconstrução dessa tese. E todos esses episódios se contrapõem a ela de alguma forma e mostram algo diferente." Loznitsa diz que, com o filme, fica evidente que a ideia da existência de uma "cultura soviética" sempre foi falsa. "Como é possível ter e manter culturas tão diferentes dentro de um mesmo país? Só com opressão. Com a polícia, o serviço secreto, o exército." Que ele diz ser algo que a Rússia atual tenta repetir, com o projeto imperial de Putin. "A Rússia continua mandando e tentando anexar territórios. Essa é uma mentalidade muito arcaica, incompatível com a sociedade moderna. E é algo que vai contra a humanidade."
Document�rio da Mostra de S�o Paulo resgata imagens in�ditas da Uni�o Sovi�tica
Full Article
Original Source
Read the full article at Www1 →KhanList aggregates and links to publicly available news content. We do not host full articles from third-party sources. Always verify important information with original sources.