Do 'Dudu Urucubaca' ao p�o com leite condensado: descubra curiosidades dos presidentes do Brasil

Do 'Dudu Urucubaca' ao p�o com leite condensado: descubra curiosidades dos presidentes do Brasil

Você já ouviu falar naquela máxima de que "de perto ninguém é normal"? É aquela história: quando conhecemos alguém mais a fundo, descobrimos que todo mundo tem manias e esquisitices —até o presidente do país. O Brasil já teve 37 homens e uma mulher na cadeira presidencial, cada um com um jeitinho próprio de ser. Houve quem proibisse rock e biquíni, quem se alimentasse de pão com leite condensado (encararia?) e quem declarasse preferir o cheiro de cavalos ao de pessoas. Com ajuda do jornalista Rodrigo Vizeu, autor do livro "Os Presidentes" e do podcast Presidente da Semana, que a Folha produziu em 2018, a gente mapeou algumas dessas curiosidades que marcam a trajetória presidencial brasileira. Começamos com… Primeirão Deodoro da Fonseca (1827-1892) foi o primeiro presidente do Brasil. Faz tempo, viu? No máximo, seus bisavós já eram nascidos na época. Ele era marechal do Exército quando participou da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Foi aí que deixamos de ter família real e viramos uma República —quando um povo elege seus representantes. Deodoro era, na verdade, bastante amigo do último imperador brasileiro, dom Pedro 2º. Numa carta que escreveu a um sobrinho, disse o seguinte: "República no Brasil é coisa impossível, porque será uma verdadeira desgraça. Os brasileiros estão e estarão muito mal-educados para tornarem-se republicanos. O único sustentáculo do nosso Brasil é a monarquia; se mal com ela, pior sem ela". Só de última hora mudou de ideia, e o resto é história. Ah, e o marechal sempre passava perfume de violetas na vasta barba que tinha. Não dá para dizer que ele não era flor que se cheire. Falem mal, mas falem de mim Hoje, se alguém quiser zoar um presidente ou criticar um ato dele, pode postar um meme nas redes sociais ou algo do tipo. No passado, isso aconteceria de outra forma, afirma Vizeu, nosso expert em presidentes. "Seria por meio de charges, notinhas maldosas nos jornais e nas revistas ou simplesmente pela boa e velha maledicência." Rodrigues Alves (1848-1919), nosso quinto presidente, ganhou o apelido de Soneca e era desenhado por chargistas de pijama porque tinha fama de dorminhoco, adquirida em parte "pelo simples fato de ser uma pessoa que gostava muito de ficar em casa", diz Vizeu. Diziam que Costa e Silva (1899-1969), um dos cinco militares que comandaram o Brasil na ditadura, não era lá muito chegado ao hábito da leitura. Teria inclusive dito a um marechal com um livro debaixo do braço que aquilo era uma perda do tempo, e que ele próprio só fazia palavras-cruzadas. Vizeu lembra que Hermes da Fonseca (1855-1923) "era outro que tinha fama de pouco agraciado por inteligência", além de ser considerado um baita pé-frio. Seu mandato, que começou 116 anos atrás, coincidiu com vários episódios negativos: crises econômicas, a morte da sua primeira esposa e até uma viagem a Portugal que coincidiu com a queda da monarquia portuguesa. Jornais o apelidaram de Dudu Urucubaca. Tinha até marchinha de Carnaval tirando sarro: "Ai Filomena, se eu fosse como tu/Tirava a urucubaca da careca do Dudu". "Às vezes a coisa descambava para o puro e simples bullying com características físicas dos presidentes", diz Vizeu. Arthur Bernardes (1875-1955) ganhou o apelido de Seu Mé, também numa marchinha carnavalesca, porque tinha o rosto longo e fino, que nem um carneiro. Daí o méééé. Castelo Branco, presidente na ditadura, era chamado de Quasímodo (o corcunda de Notre Dame), por ser baixinho, cabeçudo e sem pescoço. As marchinhas de Carnaval eram mesmo implacáveis com a turma presidencial. Eurico Dutra (1883-1974) foi alvo de uma marchinha por trocar o "c" pelo "x" na hora de falar. O nome? "Voxê que Xabe." Baixaria! O título de mais alto é de Jair Bolsonaro, com seu 1,85 m, mas a turma dos presidentes baixinhos é forte. Getúlio Vargas (1882-1954) era um dos menores, com altura estimada entre 1,60 m e 1,62 m. Há 11 mandatários que perdem nesse quesito para a única mulher da turma, Dilma Rousseff, que tem 1,68 m. Santinha Dutra conheceu sua mulher na casa do avô de um futuro presidente, Fernando Henrique Cardoso. O nome dela era Carmela, mas o que pegou mesmo foi seu apelido: de tão católica que era, virou Dona Santinha. Dizem que foi por causa dela que Dutra ordenou, em 1946, o fim dos jogos de azar e fechou todos os cassinos do país. Chega de rock Jânio Quadros (1917-1992) ficou pouco tempo no cargo, sete meses, mas o bastante para implantar medidas de forte apelo conservador. Proibiu brigas de galo, que era o duelo forçado entre dois galos para uma plateia de humanos, o uso de biquínis nos populares concursos de miss e até corrida de cavalo de segunda a sexta (fim de semana podia). Antes, quando era governador de São Paulo, vetou o rock nos bailinhos locais, por considerar o ritmo nocivo às famílias brasileiras. As excentricidades pipocaram já na campanha eleitoral, aponta Rodrigo Vizeu. "Ele fingia desmaiar de cansaço nos discursos e buscava parecer mais do povo do que era jogando talco para simular caspas no paletó ou sentando na calçada para comer sanduíche de mortadela." Pão doce De Jair Bolsonaro você deve lembrar, porque ele deixou a presidência há menos de quatro anos —agora que está preso, por tentar dar um golpe de Estado, é seu filho Flávio quem disputará o cargo contra o atual presidente, Lula. Enquanto estava no poder, Jair protagonizou cenas insólitas, como oferecer uma caixa de cloroquina, remédio que dizia falsamente curar a Covid-19, para emas que moram no palácio presidencial. Também se deixou filmar comendo pão francês com leite condensado, motivo de "eca!" para alguns e água na boca para outros. Não quero mais brincar Após perder a eleição de 2022 para Lula, Bolsonaro se recusou a passar a faixa presidencial para ele, como é praxe na transição entre um governante e outro. Não foi o primeiro mau perdedor. "A coisa de fazer desfeita ao passar o poder ao sucessor vem do comecinho da República", diz o jornalista Rodrigo Vizeu. O marechal Floriano Peixoto (1839-1895), segundo presidente do Brasil, "era um destemperado" que se negou a receber Prudente de Morais (1841-1902), que foi o primeiro presidente não militar e também o primeiro eleito por voto —se bem que, no finzinho do século 19, muito pouca gente podia de fato votar. Todas as mulheres e os homens que não sabiam ler e escrever (a maioria do país) ficavam de fora, por exemplo. Tiro no coco João Batista Figueiredo (1918-1999), o último presidente da ditadura, coleciona frases um tanto grosseiras. Certa vez, um estudante de dez anos lhe perguntou o que faria se fosse criança e o pai recebesse salário mínimo. Respondeu: "Eu dava um tiro no coco". Depois sugeriu que a criança trabalhasse para ajudar o pai. Em outra ocasião, declarou preferir o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo. Quando deixou o cargo, pediu que os brasileiros o esquecessem.

Original Source

Read the full article at Www1 →

KhanList aggregates and links to publicly available news content. We do not host full articles from third-party sources. Always verify important information with original sources.