Chapterhouse, expoente do shoegaze, estreia no Brasil com hits dos anos 1990

Chapterhouse, expoente do shoegaze, estreia no Brasil com hits dos anos 1990

Demorou quase 40 anos, mas finalmente um capítulo importante da história do shoegaze desembarca em São Paulo na próxima terça-feira (29), quando a banda britânica Chapterhouse fará um show no Cine Joia, a primeira apresentação do quinteto no Brasil. O subgênero nasceu no Reino Unido na segunda metade dos anos 1980 com bandas como My Bloody Valentine, Lush, Ride, Swervedriver, Slowdive e outras, que faziam um rock pesado com guitarras etéreas e cheias de efeitos que criavam um clima lúdico e onírico. "Parece mentira que, depois de tanto tempo, finalmente vamos tocar no Brasil", diz o guitarrista do Chapterhouse, Stephen Patman, de 57 anos. O nome "shoegaze" significa "olhar os sapatos" e nasceu da observação de que muitas daquelas bandas tocavam olhando para baixo. A razão pela qual elas fitavam o chão é amplamente debatida. Alguns dizem que era por pura vergonha de encarar plateias; outros juram que os músicos simplesmente estavam prestando atenção nos muitos pedais de efeitos usados pelos grupos daquela geração. O Chapterhouse foi formado em 1987 por Patman e os amigos Andrew Sherriff —guitarra e vocais—, Simon Rowe —guitarra— e Ashley Bates —bateria. A atual formação não conta com Rowe e tem o guitarrista Robin Light e o baixista Michael Secker. A banda só lançou dois discos de estúdio, "Whirpool", de 1991, e "Blood Music", de 1993, e ficou parada desde 1994, com uma breve ressurreição em 2008 para fazer alguns shows. Neste ano, o grupo se reuniu para celebrar o aniversário de 35 anos de "Whirpool", trabalho que trouxe hits do rock alternativo como "Breather" e "Falling Down". "Nos shows da atual turnê tocamos ‘Whirpool’ na íntegra, fazemos um intervalo e depois voltamos para tocar alguns lados B e as melhores músicas de ‘Blood Music’", diz Patman. "Tem sido muito divertido." Patman diz não saber explicar por que aquela geração de bandas britânicas criou o som que se convencionou chamar de shoegaze. "O que dá para dizer é que todos nós, especialmente os guitarristas, estávamos testando novas formas de tocar nossos instrumentos e novos sons", diz Patman. "Nós começamos como uma banda que só queria ser os Stooges [banda pré-punk de Iggy Pop] e o Velvet Underground [banda de Lou Reed e John Cale], mas começamos a ouvir os guitarristas do pós-punk, gente como John McGeoch, da Siouxsie and the Banshees, ou Will Sergeant, do Echo and the Bunnymen, e percebemos que era possível inventar sons novos na guitarra. Esses caras foram grandes inovadores". Outras influências foram bandas americanas barulhentas como Sonic Youth, Dinosaur Jr. e Mudhoney, que usavam distorção de uma maneira mais "suja" e "garageira". "Os pedais de distorção da época eram muito limpos e tinham aquela distorção típica de bandas de heavy metal", diz Patman. "Aí começamos a ouvir gente como Mudhoney e Sonic Youth, que usavam pedais dos anos 1960 e faziam uma releitura do rock de garagem sessentista. Aquilo mexeu muito com a gente. É óbvio que o som de guitarra do Sonic Youth em discos como "Evol" [de 1986] e "Sister" [de 1987] influenciou toda a nossa geração." Outra influência mais próxima foi a banda escocesa The Jesus and Mary Chain. "Era a banda europeia mais legal daquele período", diz Patman. "Os discos eram maravilhosos e o visual deles, todos de preto, muito marcante." "Nós também só usávamos preto para imitar os Reid [William e Jim, irmãos que lideram o The Jesus and Mary Chain], mas as pessoas nos chamavam de ‘góticos’ e isso nos deixava putos da vida. Nós odiávamos os góticos", ele diz aos risos, "mas tenho de confessar que algumas bandas, como o Bauhaus, eram ótimas e muito inovadoras." Patman conheceu de perto toda a primeira geração do shoegaze inglês –eram amigos e vizinhos do pessoal do Slowdive em Reading– e entregou alguns "segredos sonoros" dos colegas. "Sabe o som dos primeiros discos do Slowdive? Era um efeito chamado ‘Soft Focus’ de um rack de guitarra da Yamaha modelo FX 500. Nós usamos o mesmo rack, mas com um efeito chamado ‘Lush Strings’. Boa parte do disco ‘Whirlpool’ usou esse efeito. O Kevin [Shields, guitarrista do grupo My Bloody Valentine] usou muito o FX 500 e um rack da Alesis chamado Microverb 3, e muitos dos sons dos discos do My Bloody Valentine foram gravados com esse rack." Patman afirma que o nome "shoegaze" nasceu como um insulto —a expressão teria sido criada por Andy Ross, executivo e jornalista que trabalhou na gravadora Food Records, que havia lançado a banda Blur. Durante um show do Lush, com abertura de Blur e Moose, Ross teria chamado o Moose de "bunch of shoegazers" —bando de caras que ficam olhando os sapatos—, e a expressão pegou. "Nós odiávamos esse nome." Como explicar então que o termo não só tenha perdido a conotação ofensiva, mas seja usado hoje por tantas bandas novas que foram influenciadas por aquela cena inglesa? "Juro que é um mistério para nós", diz Patman. "Tenho uma filha de 15 anos e grande parte das playlists dela são de bandas de shoegaze ou que são influenciadas pela nossa geração. Nunca achamos que isso estaria acontecendo hoje para um bando de caras de quase 60 anos como nós."

Original Source

Read the full article at Www1 →

KhanList aggregates and links to publicly available news content. We do not host full articles from third-party sources. Always verify important information with original sources.